O que é ETF ?

Os fundos negociados em bolsa (ETFs) registraram um crescimento fenomenal desde a introdução em 1993 do primeiro ETF – o venerável S & P 500 ETF (SPY), cujas unidades são conhecidas como “Spiders”. Quase um quarto de século depois, ETF é uma das melhores formas de investimento. É também conhecido como fundo de indice .

É provável que seja encontrado na maioria dos portfólios, desde contas de cinImage result for ETFco dígitos de investidores de varejo a participações multibilionárias de gestores de dinheiro institucionais.

O crescimento exponencial dos ETFs pode ser atribuído às suas muitas vantagens (discutidas em maiores detalhes mais adiante nesta publicação) – como seu custo relativamente menor, transparência, eficiência fiscal e liquidez. Mas a popularidade deles está causando certa angústia sobre os possíveis efeitos negativos dessa quase onipresença. Os ETFs são realmente tão líquidos quanto parecem ser?

E os deslocamentos de preços entre os ETFs e suas cestas básicas de títulos sofridos durante liquidações de curta duração – como o “Flash Crash” de maio de 2010 e agosto de 2015 – pressagiam comportamentos anômalos que poderiam prolongar o mercado de baixa?

O tremendo crescimento de ETFs e ETPs (Exchange-Traded Products) no período de 2005 a 2017. Globalmente, os ativos cresceram de aproximadamente US $ 500 bilhões em 600 ETFs em 2005, para mais de US $ 4 trilhões em mais de 5.000 ETFs até setembro de 2017. ETF os ativos devem crescer rapidamente no futuro previsível. Os participantes de uma pesquisa PwC de 2016 sobre patrocinadores e gerentes de ETFs e empresas de gerenciamento de ativos disseram que esperavam que ativos globais de ETF excedessem US $ 7 trilhões até 2021.